Ribeira de Piscos

Planear Visita

VISITA GUIADA AO PARQUE

Ribeira de Piscos

O sítio de arte rupestre da Ribeira de Piscos encontra-se na embocadura desta ribeira com a margem esquerda do rio Côa, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, freguesia de Muxagata.

A visita inicia-se no Museu do Côa a bordo duma viatura todo-o-terreno, juntamente com um guia. Após passagem pela aldeia de Muxagata, segue-se por estrada de terra batida ao longo de 6 km. Estacionada a viatura, é necessário caminhar cerca de 1100 metros até à última das rochas visitadas.

  • Percurso pedestre total

    Cerca de 2200 metros.
    Grau de dificuldade: média.

  • Percurso

    O percurso escolhido para visitação pública inclui 5 rochas

  • Duração da visita

    Cerca de 2h30

  • Local de partida

    Museu do Côa, nos arredores de Vila Nova de Foz Côa. O museu fica a cerca de 3 kms do centro de Vila Nova de Foz Côa, sendo acessível por estrada devidamente sinalizada. (GPS: N 41º 04’ 47.5’’ ; W 7º 06’ 44.4’’

  • Realização

    De manhã, todos os dias excepto dias de encerramento

  • Mais Informações

    Através do email visitas@arte-coa.pt

Neste sítio conhecem-se 42 rochas gravadas, 27 das quais com representações paleolíticas, situadas na margem esquerda da ribeira e em torno da sua foz, junto do Côa. O percurso de visita inclui cinco rochas.

A caminhada é compensada por alguns dos mais importantes exemplares de gravura paleolítica em todo o Vale do Côa. Entre eles salientam-se os cavalos enlaçados da rocha 1 ou, na rocha 2, uma das raras figuras humanas de cronologia paleolítica conhecidas no vale, o já famoso Homem de Piscos. O percurso apresenta também grande beleza paisagística e riqueza de fauna e flora.

Canada do Inferno

Penascosa

Outras Visitas

Visita de Caiaque

Visita Nocturna

Visita ao Museu

Visitas Educativas