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Apesar do anúncio público só ter ocorrido em 1994, o arqueólogo Nelson Rebanda, que acompanhava a construção da barragem do Côa, terá identificado a primeira rocha gravada (1 da Canada do Inferno) nos finais de 1991. Isto não quer dizer que as pessoas da região, sobretudo os pastores ou os moleiros que trabalhavam nas margens do rio precisamente na zona da Canada do Inferno não tivessem já antes visto as figuras rupestres. Contudo, faltava-lhes a informação necessária para puderem saber a antiguidade tão recuada dessas figuras. A descoberta provocou logo grande discussão já que a construção da barragem motivaria a submersão da arte rupestre do Vale do Côa.

A luta pelo Côa

Em 1996, o governo português, atendendo à opinião dos especialistas acerca da enorme importância artística e científica das gravuras do Côa, e ao grande número de sítios que se foram descobrindo desde 1991, decidiu abandonar a construção da barragem. Foi nesse momento que o Parque Arqueológico do Vale do Côa foi criado para proteger e mostrar ao público o importante complexo de arte rupestre aqui existente. O Vale do Côa constitui-se como o maior conjunto mundial de arte paleolítica ao ar livre.

A classificação dos núcleos de gravuras rupestres como Património Mundial pela UNESCO, no dia 2 de Dezembro de 1998, foi o culminar de um processo que marcaria indelevelmente em Portugal o estatuto da Arte Rupestre, da Arqueologia e do Património Cultural. Em 2010, a classificação UNESCO foi também atribuída à vizinha arte rupestre paleolítica de Siega Verde (Ciudad Rodrigo, Espanha) como extensão do Côa.