Serviços Educativos
O Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa são um recurso pedagógico importante para escolas de todos os graus de ensino. Os conteúdos abordados são relevantes para várias áreas do saber. Não apenas para a História, a Geografia ou os Estudos Artísticos mas também para a Geologia, a Biologia ou a Comunicação e Imagem.
Distinguidos com o Prémio Ibermuseus de Educação pelo programa educativo O Côa na Escola, os Serviços Educativos da Fundação Côa Parque desenvolvem as várias actividades em oferta, asseguram a organização da visita, e a transmissão do conhecimento aos diversos públicos escolares.
CÔaVIDa
Jogos e desafios em tempos de quarentena
Neste momento de isolamento, o Museu do Côa continua com energia.
O Serviço Educativo vai disponibilizar, todas as semanas, alguns jogos e desafios, para pôr as cabeças a pensar e animar os vossos momentos mais aborrecidos. Para vos dar força, chamámos a estas atividades, – CÔaVIDa.
Todos juntos, não vamos esquecer o maravilhoso Património Mundial que temos no nosso país, a Arte Rupestre do Vale do Côa.
Fica atento e descobre os desafios, adivinhas e vídeos que temos para ti.
Actividades Disponíveis
Visitas e Oficina de Arqueologia Experimental – Online
Visita orientada ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa
Visita Escolar ao Museu do Côa
Arqueologia Experimental
Arqueologia em Família
Pelo Caule da Memória
Nos Bastidores do Museu
O Vale Mágico
Percursos
À Descoberta do Vale do Côa
Vamos Descobrir a Pré-História
Notas Importantes
Devido a questões logísticas ligadas à organização das visitas, especialmente aos Núcleos de Arte Rupestre, pede-se às escolas que planeiem a actividade de forma adequada tendo em conta que:
-
As visitas ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa decorrem durante a tarde, iniciando-se a partir do Centro de Recepção do Parque localizado na aldeia de Castelo Melhor. Todas as outras actividades educativas desenrolam-se no Museu do Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa
-
De modo a garantir que a visita decorra dentro dos horários definidos, é importante o grupo escolar chegar à hora marcada ao Centro de Receção de Castelo Melhor ou ao Museu do Côa. Assim, dever-se-á contar o tempo de viagem desde o ponto de origem até ao Parque com realismo (ou seja, contando com paragens, limites de velocidade a cumprir e possíveis perturbações de tráfego).
-
Um dia de visita típico ao Parque/Museu normalmente compreende a realização duma atividade da parte da manhã e outra da parte da tarde (p. ex. visita ao Museu e/ou, consoante o n° de alunos, Oficina Educativa ou Apresentação durante a manhã e visita ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa durante a tarde). Se o grupo escolar dispuser de mais do que um dia para realizar a visita, será possível realizar mais atividades e junto de um maior número de alunos
-
A oferta de atividades educativas para grupos escolares está sempre condicionada à disponibilidade de recursos humanos e às marcações prévias que possam já existir. Assim sendo, de modo a assegurar a visita pretendida, é recomendável realizar a marcação da mesma com a maior antecedência possível
-
O Museu do Côa, sua arquitectura e área envolvente inserem-se na paisagem de que se pode usufruir durante a visita. Contudo, pedimos aos responsáveis que acompanham visitas escolares para terem o máximo de atenção à proibição de permanecer ou caminhar na cobertura do edifício, excepto na zona assinalada de miradouro, bem como ao descarte apropriado de lixo.
-
Os horários de realização das visitas alteram-se conforme a época do ano. No Inverno, as visitas à Penascosa terminam mais cedo, sendo que, quer na Primavera quer no Verão, terminam mais tarde.
-
Preçário para grupos escolares
-
As actividades dos Serviços Educativos devem ser previamente marcadas
Marcações através do email visitas@arte-coa.pt