Serviços Educativos

O Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa são um recurso pedagógico importante para escolas de todos os graus de ensino. Os conteúdos abordados são relevantes para várias áreas do saber. Não apenas para a História, a Geografia ou os Estudos Artísticos mas também para a Geologia, a Biologia ou a Comunicação e Imagem.

Distinguidos com o Prémio Ibermuseus de Educação pelo programa educativo O Côa na Escola, os Serviços Educativos da Fundação Côa Parque desenvolvem as várias actividades em oferta, asseguram a organização da visita, e a transmissão do conhecimento aos diversos públicos escolares.

Actividades Disponíveis

Visita orientada ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa

Visita Escolar ao Museu do Côa

Arqueologia Experimental

Arqueologia em Família

Pelo Caule da Memória

Nos Bastidores do Museu

O Vale Mágico

Percursos

À Descoberta do Vale do Côa

Vamos Descobrir a Pré-História

Notas Importantes

Devido a questões logísticas ligadas à organização das visitas, especialmente aos Núcleos de Arte Rupestre, pede-se às escolas que planeiem a actividade de forma adequada tendo em conta que:

  • As visitas ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa decorrem durante a tarde, iniciando-se a partir do Centro de Recepção do Parque localizado na aldeia de Castelo Melhor. Todas as outras actividades educativas desenrolam-se no Museu do Côa, situado em Vila Nova de Foz Côa

  • De modo a garantir que a visita decorra dentro dos horários definidos, é importante o grupo escolar chegar à hora marcada ao Centro de Receção de Castelo Melhor ou ao Museu do Côa. Assim, dever-se-á contar o tempo de viagem desde o ponto de origem até ao Parque com realismo (ou seja, contando com paragens, limites de velocidade a cumprir e possíveis perturbações de tráfego).

  • Um dia de visita típico ao Parque/Museu normalmente compreende a realização duma atividade da parte da manhã e outra da parte da tarde (p. ex. visita ao Museu e/ou, consoante o n° de alunos, Oficina Educativa ou Apresentação durante a manhã e visita ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa durante a tarde). Se o grupo escolar dispuser de mais do que um dia para realizar a visita, será possível realizar mais atividades e junto de um maior número de alunos

  • A oferta de atividades educativas para grupos escolares está sempre condicionada à disponibilidade de recursos humanos e às marcações prévias que possam já existir. Assim sendo, de modo a assegurar a visita pretendida, é recomendável realizar a marcação da mesma com a maior antecedência possível

  • Os horários de realização das visitas alteram-se conforme a época do ano. No Inverno, as visitas à Penascosa terminam mais cedo, sendo que, quer na Primavera quer no Verão, terminam mais tarde.

  • Preçário para grupos escolares

  • As actividades dos Serviços Educativos devem ser previamente marcadas

    Marcações através do email visitas@arte-coa.pt

Teremos o maior prazer em receber grupos escolares, que beneficiam de preçário reduzido, para uma visita ao Património Mundial constituído pela Arte do Côa.

SERVIÇOS EDUCATIVOS

Pedido de Informação