TExTOUR – Inovação Social e Tecnologias para o crescimento sustentável através do Turismo Cultural participativo.

TExTOUR – Inovação Social e Tecnologias para o crescimento sustentável através do Turismo Cultural participativo.

No passado dia 28 de janeiro, teve lugar o primeiro encontro online do projeto europeu TExTOUR , que visa desenvolver políticas e estratégias de Turismo Cultural que gerem um impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico territorial.  Para isso, utilizará ferramentas de TIC e inovação social,  com as quais trabalhará em 8 pilotos de turismo cultural em áreas pouco conhecidas.

Os resultados serão usados ​​para preparar um Plano de Ação da UE para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, modular e escalável; além de desenhar uma plataforma tecnológica que permita avaliar as estratégias de turismo cultural preconizadas por agentes públicos e privados.

A equipa de trabalho é liderada pela Fundação Santa Maria la Real – Espanha, que aproveitará todos os seus conhecimentos em inovação social e turismo cultural sustentável – como, por exemplo, o adquirido através da IMPACTOUR , outro dos projectos H2020 em que participaram – e está concluído com 17 outras entidades de 11 países. São parceiros da Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Espanha, Estônia, Hungria, Itália, Líbano, Polônia, Portugal e Ucrânia.

O TExTOUR terá a duração de três anos e meio, de janeiro de 2021 a junho de 2024, e tem um orçamento total de 3.950.468,75 euros .

O projeto é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte 2020.