A carregar Eventos

II Côa Symposium – A gestão e conservação de sítios com arte rupestre

Rua do Museu
Dezembro 3 - Dezembro 4

No âmbito das comemorações do 23.º aniversário da classificação da Arte Rupestre do Vale do Côa como Património Mundial, a Fundação Côa Parque organiza, em parceria com o grupo Morph/ Octopétala e o apoio do projeto PALEOARTE, o II.º Côa Symposium.

Esta reunião científica, subordinada ao tema: “A gestão e conservação de sítios com arte rupestre”, pretende refletir sobre estes assuntos mediante o cruzamento das experiências do Vale do Côa com as que se levam a cabo em outros sítios com arte rupestre. Nesta senda, dar-se-á especial destaque aos casos que envolvem a arte pré-histórica da Península Ibérica, onde coexistem diversos tipos de sítios, com problemas por vezes muito específicos — como é o caso da arte megalítica — não se deixando de ter em conta experiências de sítios em outras partes do mundo.

Assim, serão apresentadas comunicações sobre a gestão e conservação de diversos tipos de arte rupestre pré-histórica da Península Ibérica: a arte paleolítica das grutas na Cantábria, mas também no Sul peninsular (Maltravieso e Escoural), a arte paleolítica ao ar livre do lado espanhol (Siega Verde), assim como as manifestações gráficas de cronologia holocénica localizadas ao ar livre e no interior de megálitos.

Discutir-se-ão também os casos da arte paleolítica francesa em gruta e sob abrigo, as problemáticas da gestão de sítios no Ártico norueguês, mas também nos desertos da Argélia, conhecer-se-ão ainda experiências da Coreia, da Austrália e do Brasil, sendo estas de particular interesse pelo envolvimento das populações locais nos seus projetos.

Um balanço dos trabalhos de conservação levados a cabo no Vale do Côa, quer dos que já estão em curso desde há duas décadas, quer dos que apenas agora começaram, serão também discutidos numa manhã dedicada exclusivamente à matéria, no final da qual se procederá a um debate final e às conclusões do Symposium.

O tema deste symposium foi escolhido por Bruno Navarro, tendo-se inicialmente prevista a sua realização no final de 2020. A situação pandémica obrigou ao seu adiamento e Bruno Navarro já não acompanhará a sua realização. Não poderíamos, no entanto, deixar de associarmos esta reunião à sua memória. Nesse sentido, a reunião concluirá com a apresentação das Atas do I.º Côa Symposium, que ele acompanhou de perto e que conta também com uma secção em sua homenagem, e com a divulgação de um novo prémio científico que, dado o seu apego à Ciência, porta o seu nome.

Os interessados deverão inscrever-se junto de André Santos.

Ver programa aqui

 

Detalhes

Início: Dezembro 3
Fim: Dezembro 4
Evento CategoriasSimpósio
Website: www.arte-coa.pt

Local

Local: Museu do Côa
Morada: Rua do Museu
Vila Nova de Foz Côa, Portugal

+ Mapa do Google

Organizador

Organizador: Fundação Côa Parque