A carregar Eventos

À Descoberta do Universo

Rua do Museu
Fevereiro 8 @ 2:30 pm - 4:00 pm
  • Este evento já decorreu.

Ciclo de conversas que contará, em cada sessão, com a presença do astrónomo Tiago Campante e de um investigador convidado, no caso da sessão no Museu do Côa, Daniel Folha, investigador da Universidade do Porto. As estrelas e os planetas extrassolares serão os protagonistas destas animadas conversas, servindo de ligação entre os mais diversos tópicos da Astrofísica moderna, nomeadamente a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, a instrumentação e robótica, os buracos negros, e as ondas gravitacionais.

Domínio
Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço. Adoptar as estrelas e os planetas extrassolares como ponto de partida e usá-los como elo de ligação a outros tópicos da Astrofísica moderna (nomeadamente, a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, a instrumentação e robótica, buracos negros, ondas gravitacionais etc.).

Formato
Cada sessão contará com a presença do astrónomo Tiago Campante e de um(a) investigador(a) convidado(a). A moderação caberá, sempre que possível, a um membro local do respectivo centro Ciência Viva. Ambos os investigadores, um a seguir ao outro, começarão por dirigir-se ao público. As suas intervenções não poderão ultrapassar os 15 min cada, sendo acompanhadas pela projecção de slides. Estas intervenções destinam-se sobretudo a inspirar e suscitar a curiosidade dos presentes. Seguir-se-á então uma “conversa” com o público, devidamente moderada, e que se espera dinâmica. A duração total da sessão não deverá exceder 2 horas. Sempre que possível, deseja-se também que a sessão seja gravada para posterior difusão.

Público alvo
Público em geral; alunos e professores do ensino secundário.

Detalhes

Data: Fevereiro 8
Horas: 2:30 pm - 4:00 pm
Evento CategoriasConversa

Local

Local: Museu do Côa
Morada: Rua do Museu
Vila Nova de Foz Côa, Portugal

Organizadores

Organizador: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
Organizador: Centro Ciência Viva Museu do Côa