A carregar Eventos

Museu do Coa na Festa da Arqueologia 2019

Largo do Carmo
Abril 25 - Abril 27
Gratuito

À semelhaça de anos anteriores, o Museu do Coa vai estar presente na Festa da Arqueologia, que decorrerá no Museu Arqueológico do Carmo de 25 a 27 de abril, numa organização da Associação dos Arqueólogos Portugueses:

“A Festa da Arqueologia é um evento organizado trienalmente pela Associação dos Arqueólogos Portugueses no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, em colaboração com as principais instituições públicas e privadas do sector – organismos estatais, associações, universidades, museus – destinado a divulgar a actividade arqueológica , nas suas múltiplas facetas, junto da sociedade em geral, mas particularmente das famílias, crianças e jovens.

Em 2019 a Festa da Arqueologia coincide com as comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, que serviram de mote para escolha do tema central: Revoluções & Resistências – das Origens à Revolução Industrial. A História é feita de momentos que revolucionaram a Vida Humana: revoluções na alimentação, revoluções no modo de entender o mundo, revoluções na organização social, revoluções nas técnicas e no saber… Mas também é feita de movimentos de resistência – tentamos manter antigas prácticas e religiões, alcantilamo-nos em fortalezas frente ao invasor, recuperamos o passado para que seja transmitido. Todos estes processos de Revolução e de Resistência, recorrentes desde a Pré-História até à Época Contemporânea, ficam de algum modo marcados no registo arqueológico. Aparecem-nos num novo artefacto que convive com os mais antigos, num novo tipo de construção que esconde os traços da que antecedeu, ou em marcas de uso e de vivência que indicam ao arqueólogo quem eram e como viviam as sociedades humanas do passado.

Na Festa da Arqueologia queremos trazer este mundo de descoberta e conhecimento à sociedade. Divulgar o papel desempenhado pela Arqueologia em Portugal, fortalecer a ligação entre os conhecimentos gerados pelos arqueólogos e a sociedade, aproximar os especialistas e o público, sensibilizar para a salvaguarda, valorização, conservação e divulgação do património arqueológico português.

Para isso a organização e as instituições participantes prepararam um programa com várias actividades interactivas de conteúdo científico e de difusão dos objectivos, métodos e ferramentas da Arqueologia. Os visitantes terão oportunidade de contactar com arqueólogos especialistas em várias épocas e temáticas, de experimentar como viviam e o que faziam os nossos antepassados, desde o Paleolítico até épocas mais recentes, sendo convidados a participar nas várias oficinas de fabrico de utensílios, em jogos antigos, a assistir a representações, filmes e palestras, e em muitas outras actividades. Participe e junte-se a nós nesta Festa!”

Detalhes

Início: Abril 25
Fim: Abril 27
Custo: Gratuito
Evento CategoriasFestival

Local

Local: Museu Arqueológico do Carmo
Morada: Largo do Carmo
Lisboa, Portugal

Organizador

Organizador: Associação dos Arqueólogos Portugueses