A carregar Eventos

Jornadas Europeias de Arqueologia

As Jornadas Europeias de Arqueologia ( JEA) são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal. A DGPC é a coordenadora nacional das JEA.

Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut national de recherches archéologiques préventives (INRAP) a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia (JNA).
Durante as JNA, todas as entidades ligadas à arqueologia mobilizam-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da disciplina. Os arqueólogos, investigadores, institutos, universidades, museus e sítios arqueológicos, laboratórios, associações, centros de arquivo e autoridades locais são incentivados a organizar atividades inovadoras, originais e interativas para o público em geral.

O Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa participam com a seguinte atividade:

Dia 19 de junho – No Rasto dos Caçadores Paleolíticos do Vale do Côa

A investigação arqueológica realizada ao longo dos últimos anos no Vale do Côa apontam para a presença, no Paleolítico Superior, de grupos humanos, que se deslocariam sazonalmente, instalando-se em acampamentos ora no fundo do vale, ora nas áreas planálticas para onde partiam em busca de caça. É esta ocupação do território que o percurso No Rasto dos Caçadores Paleolíticos e a Oficina de Arqueologia Experimental com que a visita termina, pretendem ilustrar.

Com partida do centro da aldeia de Algodres, o percurso reconstitui os trilhos pelo vale e planalto que os caçadores paleolíticos do Vale do Côa fariam há 25 000 anos atrás.

A visita inicia-se com vista sobre o Vale do Côa, onde se observa o sítio da Cardina, acampamento do Paleolítico superior que foi objeto de escavações arqueológicas. O percurso segue ao longo de um curso de água, a Ribeirinha, visitando-se um local escavado, a Olga Grande, com ocupação humana no Paleolítico superior. Aqui, é realizada uma oficina de arqueologia experimental reconstituindo-se os gestos destas comunidades de caçadores recolectores.

Inicio da atividade: 09h30

Ponto de encontro: Aldeia de Algodres, junto à Igreja Matriz

Duração da visita: cerca de 3 horas

Atividade gratuita mas de inscrição obrigatória com limitação de participantes de acordo com o Plano de Contingência da Fundação Côa Parque e das diretivas da DGS em vigor no dia da atividade.

Para mais informações e inscrição contactar: museugeral@arte-coa.pt  ou (+351) 279 768 260

 

 

Local

Local: Parque Arqueológico do Vale do Côa
Morada: Portugal
+ Mapa do Google

Organizador

Organizador: Fundação Côa Parque