- Este evento já decorreu.
Aniversário dos 15 anos do Museu do Côa

Em 30 de Julho de 2025, o Museu do Côa celebra 15 anos de missão dedicada à preservação, estudo e divulgação da Arte Rupestre do Vale do Côa, um dos mais importantes patrimónios arqueológicos da Humanidade. Desde a sua inauguração a 30 de Julho de 2010, o museu tem sido uma referência internacional na valorização da arte pré-histórica ao ar livre, acolhendo centenas de milhares de visitantes de todo o mundo.
Para assinalar esta data marcante, o Museu do Côa e a Fundação Côa Parque prepararam uma programação.
Apresentação do livro de Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Com a presença dos artistas e de António Meireles, Coordenador artístico do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
16h30
Local: Museu do Côa/Sala Auroque
Faca na Pedra Olho Solar é o culminar de um processo de três anos de pesquisa e criação ancorado pelas gravuras rupestres do Vale do Côa e, desenvolveu-se a partir das imagens dos processos de investigação, nas reservas e laboratórios do Museu do Côa, nos levantamentos noturnos, no território do Parque Arqueológico, reunindo também a documentação da exposição no Museu do Côa.
Concerto Luso
Com Rui de Luna
22h00
Local: espaço exterior do Museu/esplanada da cafetaria
Com a voz barítono de Rui de Luna, acompanhado por um ensemble instrumental de 8 músicos, o Concerto Luso é uma celebração de cinco décadas de música e cultura portuguesas. Com arranjos pelo músico Pedro Pires, o programa levará os espectadores numa viagem musical por alguns dos mais emblemáticos temas da música portuguesa dos últimos 50 anos.
Para contacto (comunicação/media)
Professor Domingos Lopes, Vice-presidente da Fundação Côa Parque
931 698 118
Para mais informações:
Marta Mendes/Serviço de Educação do MC
279 768 260/7