“Todos os animais”, obra realizada por Luís Paulo Costa entre 2020 e 2021 é constituída por uma série de centena e meia de elementos. Será inaugurada dia 11 de agosto, no âmbito das celebrações do 13º aniversário do Museu do Côa e estará disponível até dia 19 de novembro.
“Todos os Animais são pinturas que simultaneamente escondem e dão a ver, alicerçadas num território pictórico nada alheio a questões relacionadas com a imaginação e a representação. Imagens pintadas das minhas mãos a tocarem uma na outra, na tentativa de produzir a silhueta de um animal na sombra que estas projetam na parede.” – Luís Paulo Costa.
Primeiro, são fotografadas as mãos do artista, conduzidas mais pela intuição do movimento e fortaleza do que pela intenção de captar figuras precisas. Posteriormente, são impressas e recebem cor – sempre em derivações de cinzento.
As mãos do artista como que dançam – tocam-se e encostam-se, sobrepõem-se e agarram-se. Levemente ou com firmeza.
Não há aqui animais, os animais são então uma metáfora para falar de pulsões – do desejo, do entrelaçamento dos corpos, das suas temperaturas, sem recurso à linguagem verbal.