28 de outubro a 8 de janeiro
Sala da Exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa
A exposição apresenta os primeiros resultados das escavações arqueológicas no sítio do Alto das Malhadas (Pocinho), localizado no cimo do Monte Meão, através da exibição de objetos arqueológicos identificados durante os trabalhos, tais como cerâmica, utensílios líticos, metálicos e restos de fauna.
Apresenta-se ainda uma reconstrução virtual dos vários momentos da escavação arqueológica, e um mapa interativo com contexto arqueológico da Idade do Bronze na região.
Finalmente, termina-se com um conjunto de jogos digitais, relacionados com o conteúdo exposto, que poderá ser jogado num computador instalado na sala, ou através dos telemóveis dos utilizadores, utilizando QR codes.
A exposição é realizada no âmbito do projeto “RARAA – Repositório de Arte Rupestre em Acesso Aberto”, financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia, da responsabilidade da Universidade do Minho e com a participação da Fundação Côa Parque, e conta com a colaboração do Município de Vila Nova de Foz Côa.
Os Serviços Educativos e o Centro Ciência Viva do Museu do Côa também participam nas atividades pedagógicas relacionadas com a exposição, nomeadamente através de visitas guiadas ao público escolar e organização de quatro workshops:
4 de novembro – Arqueologia
18 de novembro – Fotografia digital
30 de novembro – Cerâmica
16 de dezembro – Modelação 3D