- Este evento já decorreu.
O Creactivity vem ao Museu do Côa

O “Creactivity”, é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.
O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem. O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.
Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e criação e realização de projetos.
No “Creactivity”, as crianças exploram os materiais, definem objetivos, provam, testam e partilham!”